A SOFÍSTICA: UM MOMENTO DE CRÍTICA E EMANCIPAÇÃO DA FILOSOFIA

Autores

  • Habacuque Wellington Sodré Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal

Palavras-chave:

Lógos, homónoia, homologia, discussão, sofística, crítica, ensinamento, linguagem, perfomativo, realidade.

Resumo

A sofística propicia, mesmo que de forma reflexa, questionamentos de grande relevância para o momento presente da Filosofia, principalmente, no que tange a Filosofia Pragmática que tem um papel relevante na Ciência do Direito, e surge como um momento de crítica e emancipação na história da filosofia. A sofística aparece como o berço do desenvolvimento do discurso e seu poder performativo, constitui, simultaneamente, uma crítica à ontologia platônico-aristotélica, engendrando, mais que uma fuga dessas teorias, una construção sobre a realidade, com base na Logologia e sua máxima: "o discurso faz o ser, o ser é efeito do dizer".

 

Biografia do Autor

Habacuque Wellington Sodré, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal

Aluno do 4º ano da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Integrou do grupo de estudo: "Filosofia, Cinema e Direito: Imagens do Poder e da Justiça", coordenado pelos Professores Carlos Eduardo Batalha da Silva e Costa e Maurício Pagotto Marsola. Monitor de Filosofia Jurídica da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Estagiário da Procuradoria-geral do Município de São Bernardo do Campo.

 

Downloads

Publicado

23/09/2015

Como Citar

Sodré, H. W. (2015). A SOFÍSTICA: UM MOMENTO DE CRÍTICA E EMANCIPAÇÃO DA FILOSOFIA. Caderno De Iniciação Científica, (4). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/795

Edição

Seção

Artigos