DA ANTECIPAÇÃO DO PARTO DE FETO ANENCÉFALO: ANÁLISE DO ART. 1º, III, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Autores

  • Clea Ribeiro Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, FDSBC, Brasil.

Palavras-chave:

anencefalia, antecipação de parto, hermenêutica constitucional, direitos fundamentais

Resumo

O presente trabalho trata da possibilidade de antecipação de parto nos casos de anencefalia sob a análise dos princípios constitucionais, em especial da dignidade da pessoa humana, presente no art. 1º, III da Constituição Federal.

Buscou-se por meio de pesquisa bibliográfica, analisar o conceito da anomalia, bem como determinar o conteúdo da proteção jurídica dada à vida frente aos demais preceitos fundamentais contidos na Constituição Federal e legislação pátrias.

Sob esse prisma, é abordada a possibilidade de antecipação terapêutica do parto de feto portados de anencefalia, em consonância com os principais constitucionais envolvidos, bem como o posicionamento dos setores diretamente relacionados e o Supremo Tribunal Federal para, assim, estabelecer o alcance e a possibilidade de realização do feito.

Biografia do Autor

Clea Ribeiro, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, FDSBC, Brasil.

Aluna do 4º ano noturno da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Downloads

Publicado

26/08/2015

Como Citar

Ribeiro, C. (2015). DA ANTECIPAÇÃO DO PARTO DE FETO ANENCÉFALO: ANÁLISE DO ART. 1º, III, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Caderno De Iniciação Científica, (5). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/781

Edição

Seção

Artigos