EDUCAÇÃO TECNICISTA. ESPECIALIZAÇÃO OU ALIENAÇÃO?

Autores

  • Yara Alves Gomes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Este artigo visa proporcionar um estudo sobre o ensino tecnista, matéria que vem sendo apontada por grande parte das propagandas político partidárias, como a solução para a questão educacional. Questão esta que representa a educação como a culpada pela falta de mão-de-obra qualificada, no mercado de trabalho, fazendo com que este sofra com o déficit de especialistas. Pretende-se analisar o caráter tecnista sob a óptica de uma ideologia que impõe à alienação perante a especialização. Uma vez que o ensino técnico gera uma especialização superficial, rápida e de menor custo, que, porém, é suficiente para inserir o indivíduo no mercado de trabalho e o manter subordinado ao Estado, que por sua vez necessita garantir à alienação, exercida por meio da noção de efetiva especialização que bloqueia a possibilidade de emancipação do juízo crítico e que garante ao Estado maior controle sobre a massa.

Biografia do Autor

Yara Alves Gomes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Aluna do 3º ano da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Participou do Núcleo de pesquisas do Professor Rui Décio Martins. "A Presença do Direito Internacional dos Direitos Humanos (Didh) No Plano Nacional De Direitos Humanos (PNDH-3)" no ano de 2010.

Email: yara_kyk@hotmail.com

Downloads

Publicado

05/08/2015

Como Citar

Gomes, Y. A. (2015). EDUCAÇÃO TECNICISTA. ESPECIALIZAÇÃO OU ALIENAÇÃO?. Caderno De Iniciação Científica, (8). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/535

Edição

Seção

Artigos