A CONSTITUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA

Autores

  • Ovídio Jairo Rodrigues Mendes Mestrado em Filosofia Teoria Geral Direito pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Palavras-chave:

consciência, regime disciplinar, ser-no-mundo, direito, ética

Resumo

O homem nasce como indivíduo, mas precisa constituir-se como cidadão de forma a atribuir um sentido em sua vida, visto que só consegue reconhecer a si próprio quando confrontado com o outro. É essa confrontação que vai determinar sua singularidade, sua identidade. Mas aqui surge o primeiro problema: como fazer com que essa singularidade não seja apenas uma colocação ideológica, uma submissão a determinadas práticas sociais de dominação - enfim, uma mera ilusão. Para que tal não ocorra, é de fundamental importância a questão do direito como ética e justiça, e da educação como caminho para plena realização da vida, condições de possibilidades necessárias e conexas na constituição de uma consciência crítica e convicta, tendo como consequências diretas as responsabilidades pelas escolhas feitas.

Biografia do Autor

Ovídio Jairo Rodrigues Mendes, Mestrado em Filosofia Teoria Geral Direito pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Aluno do 3º ano matutino da Faculdade de Direito de Sâo Bernardo do Campo; integrante do grupo de Iniciação Científica "Ética e Direito' desta Faculdade e bacharelando em Psicologia pelo Centro Universitário de Santo André, com curso de especialização em dependência química pela Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD), vinculada ao departamento de psiquiatria da Escola Paulista de Medicina.

Downloads

Publicado

24/08/2015

Como Citar

Mendes, O. J. R. (2015). A CONSTITUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA. Caderno De Iniciação Científica, (1). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/500

Edição

Seção

Artigos