A VIOLÊNCIA DAS ESTATÍSTICAS

Autores

  • Lee Lieh Jiuh Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, FDSBC, Brasil.

Palavras-chave:

estatísticas, criminalidade, "cifras negras", INFOCRIM

Resumo

O novo perfil da criminalidade moderna, composto por um quadro de associações de três elementos principais - o aumento do poder de fogo dos criminosos, dado em função do aumento do poderio armamentístico; a associação dos criminosos em organizações hierárquicas e o crescimento vertiginoso dos números de delitos - gera a necessidade de otimização e de modernização dos recursos que o Estado dispõe para combatê-los. E o processo de modernização dos aparatos policiais, o braço armado do Estado, para fazer frente a esse novo desafio, necessariamente, passa pela produção de informações sobre a criminalidade. É o sobrepujamento da inteligência sobre a criminalidade. Como ela se dá e quais são as questões problemáticas envolvidas nesse processo? Esse artigo visa, justamente, trazer à discussões essas questões, com a finalidade de contribuir, de alguma forma, pare o debate que a própria sociedade constrói em torno do tema violência.

Biografia do Autor

Lee Lieh Jiuh, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, FDSBC, Brasil.

Aluno do 3º ano notuno da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de Sâo Carlos, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Mackenzie e perito criminal.

Downloads

Publicado

24/08/2015

Como Citar

Jiuh, L. L. (2015). A VIOLÊNCIA DAS ESTATÍSTICAS. Caderno De Iniciação Científica, (1). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/494

Edição

Seção

Artigos