A RELAÇÃO ENTRE O JUSTO E O CONCEITO DE RAZÃO DE ESTADO

Autores

  • Henrique Nunes Canever Graduação em andamento em História pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Palavras-chave:

Razão de Estado, justiça, Shakespeare, atos estatais, lei, Estado Democrático de Direito

Resumo

Este artigo relaciona o conceito de Razão de Estado, através de uma leitura interdisciplinar, à discussão sobre a justiça do mesmo. Para tanto o artigo é dividido em quatro partes: a primeira é a introdução, a segunda é sobre a inserção da Razão de Estado no debate sobre o justo e o injusto, que é subdividida em: Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna, a terceira é a visão de Shakespeare sobre a Razão de Estado, e a quarta e última é a conclusão do trabalho, que visa ressaltar que o conceito de Razão de Estado possui uma contradição, a qual leva à impossibilidade de usá-lo para justificar atos estatais, como hoje vem sendo feito, v.g., no campo do direito tributário, para justificar a criação de inúmeros direitos civis, além de outras infrações aos princípios gerais do direito.

Biografia do Autor

Henrique Nunes Canever, Graduação em andamento em História pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Aluno do 4º ano matutino da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. É graduando do curso de História FFLCH - USP. É bolsista do programa PBIC-CNPq, em trabalho coordenado pelo professor Jorge Schwartz para elaboração de um dicionário sobre a obra de Jorge Luis Borges.

Downloads

Publicado

24/08/2015

Como Citar

Canever, H. N. (2015). A RELAÇÃO ENTRE O JUSTO E O CONCEITO DE RAZÃO DE ESTADO. Caderno De Iniciação Científica, (1). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/483

Edição

Seção

Artigos