A APLICAÇÃO DO CONCEITO "SUJEITOS DE DIREITO" EM FACE DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Habacuque Wellington Sodré Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal

Palavras-chave:

pessoa, papéis, núcleo, titularidade, conquistas, humanismo jurídico, sujeito de direito, direitos humanos

Resumo

Visa o presente estudo uma análise da ideia de sujeitos de direito, sua apresentação pela Teoria dos Direitos Humanos e a contraposição crítica apresentada por uma concepção pragmática, pautada pela visão utilitarista do direito. Os problemas gerados pelo conceito de sujeito e sua incidência ante a estrutura do sistema jurídico são questões desenvolvidas nesse trabalho, tendo como escopo entender: qual a relação entre o sujeito de direito e a ordem normativa? Relação de subordinação à norma ou coordenação de direitos pelo próprio sujeito? Visamos, outrossim, o sentido do conceito de sujeito de direito, isto é, o seu significado e a sua imagem ante o direito.

Biografia do Autor

Habacuque Wellington Sodré, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal

Aluno do 3º ano noturno da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Integrante do grupo de estudo: "DIREITOS HUMANOS, UMA ABORDAGEM PRELIMINAR", coordenado pela profª. Márcia Arnaud Antunes.

Downloads

Publicado

11/08/2015

Como Citar

Sodré, H. W. (2015). A APLICAÇÃO DO CONCEITO "SUJEITOS DE DIREITO" EM FACE DOS DIREITOS HUMANOS. Caderno De Iniciação Científica, (3). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/389

Edição

Seção

Artigos