O DANO MORAL EM RICOCHETE EM CASOS DE ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO À LU DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

Autores

  • Cristiane Baraldi Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal

Resumo

Mobbing ou assédio moral é configurado pela violência psicológica e moral praticada por um lapso temporal prolongado, de forma a atingir a dignidade ou os direitos personalíssimos de um trabalhador vítima, comprometendo sua higidez psíquica e física, podendo ocasionar incapacidade laboral, acidente do trabalho ou morte.

Diante de consequências tão graves, há a desestrutura do núcleo sociofamiliar do agredido e uma pessoa muito próxima, que possui grandes laços de afetividade com ele, como filhos, esposa e pais, acaba sendo atingida e sofrendo grandes abalos de ordem psicológica.

O dano moral em ricochete diz respeito exatamente a estas grandes consequências, causadas indiretamente pelo ato ilícito a terceiros.

Em que pese o ordenamento jurídico pátrio não disponha expressamente sobre este dano, é possível concluir-se pelo seu reconhecimento diante dos fundamentos máximos constitucionais, insculpidos na proteção à dignidade e seus atributos.

Biografia do Autor

Cristiane Baraldi, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal

Matr. 13990. Bacharel em Direito. Advogada.

Downloads

Publicado

30/04/2015

Como Citar

Baraldi, C. (2015). O DANO MORAL EM RICOCHETE EM CASOS DE ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO À LU DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. Caderno De Iniciação Científica, (9). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/117

Edição

Seção

Artigos